sábado, 2 de fevereiro de 2013

MAGREB

A região do Magrebe inclui a Argélia, a Líbia, Marrocos, a Tunísia, a Mauritânia e a Nigéria.




Características destes países- base produtiva danificada;
- apresentam indicadores económicos e sociais intermédios entre os países mais industrializados e os países menos desenvolvidos;
- presença de ETN;
- desenvolvimento das ETN que depois vão trabalhar nos países desenvolvidos;
- possuem indústrias que utilizam tecnologia simples e intensiva em mão-de-obra destinadas principalmente ao mercado interno dos países onde se instalam;


Estratégia de industrialização adotadaA região do Magreb adotou uma estratégia de industrialização que se baseva na substituição das importações através de:
- investimento no mercado interno para reduzir a dependência externa;
- investimento público;
- aumento do consumo;

Contudo, isto levou ao aumento da dívida externa.

Então adotou-se uma nova estrategia que se baseava na promoção de exportações.
 Mas o aumento da dependência externa face à necessidade de importação e a vulnerabilidade das oscilações dos mercados internos era um obstáculo ao desenvolvimento.

Fatores justificativos do seu crescimento:- posição geoestratégica favorável (proximidade da Europa);
- forte crescimento demográfico: população jovem;
- elevados cargos para o Estado - exemplo: educação.

Problemas que se manifestam como obstáculos ao desenvolvimento:

"
  • A existência de vários tipos e níveis de mudança.
  • Os diferentes ritmos e intensidades com que os fenómenos de mudança se manifestam e a sua variação no tempo e no espaço.
  • Exemplificação de processos de mudança (culturais, institucionais e pessoais) e identificação dos factores e agentes de mudança mais relevantes.
  • Custos/benefícios para as sociedades decorrentes dos desequilíbrios/reequilíbrios que a mudança implica.
  • Obstáculos que se levantam à mudança e sua relacionação com as dificuldades de adaptação pessoal e institucional geradoras de resistências e/ou aceitação.
  • O papel das elites (políticas, económicas, culturais e sociais) e dos movimentos sociais e contraculturais na gestão dos processos de mudança social. "




Sabina Silva nº16 12ºC

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