sábado, 13 de outubro de 2012

Plano Marshall e Pacto de Varsóvia


Plano Marshall :

Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países europeus ficaram destruídos e por isso era necessário um forte investimento financeiro para a reconstrução destes países. Neste âmbito , foi criado nos EUA pelo secretário de Estado George Marshall, o Plano Marshall que foi um plano económico-político com o objetivo de reconstruir os países capitalistas europeus destruídos pela guerra, que se situavam maioritariamente na Europa Ocidental, em troca de que impedissem a todo o custo a expansão comunista oriunda da Europa de Leste para os seus países...

O Plano Marshall surge no contexto da Guerra Fria e foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos na Europa Ocidental. Este plano foi colocado em operação em 1947.

Objectivos do Plano Marshall:

- Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;
- Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;
- Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética;
- Conter a agitação social que favorecia a expansão do comunismo;
- Manter próspera a economia americana.

Para concretizar o Plano Marshall foi criada a OECE ( Organização Europeia de Cooperação Económica) que tinha como objectivo distribuir as ajudas económicas aos países capitalistas europeus destruídos pela guerra.

O Plano Marshall foi bem sucedido e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação económica de grande parte dos países beneficiados. Para os Estados Unidos o resultado também foi muito positivo, pois aumentou as exportações norte-americanas para a Europa Ocidental, além de expandir a influência política dos EUA sobre a região.
Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.


* Para fazer frente a este plano anti-comunista, a URSS criou o Kominform, que tinha como função ser o centro de controlo internacional do movimento comunista.

Pacto de Varsóvia:
  
O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi um acordo de cooperação militar realizado a 17 de maio de 1955 pelos oito países que formavam o Bloco do Leste Europeu (países socialistas), tendo sido um compromisso de ajuda mútua em caso de agressão armada por parte de outras nações. Recebeu este nome, pois o tratado foi firmado na cidade de Varsóvia, Polónia. A sede da aliança militar ficava na cidade de Moscovo.
 
O Pacto de Varsóvia era liderado pela URSS e surge no contexto da Guerra Fria em oposição à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO ou OTAN em português), num momento da história em que houve uma grande corrida armamentista entre países socialistas e capitalistas.

As condições do tratado incluíam a igualdade total, soberania e independência mútua nos assuntos internos e no respeito pela soberania e independência nacional.
  
Países membros:
- União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS);
- Bulgária
- Polónia
- Checoslováquia
- Hungria
- República Democrática Alemã ou RDA ( Alemanha Oriental)
- Albânia
- Roménia
*( eram os 8 países comunistas que formavam o Bloco do Leste Europeu)
 

Principais objetivos do Pacto de Varsóvia:

- Ser um bloco militar que pudesse fazer frente à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), composta por países capitalistas liderados pelos Estados Unidos.
- Proteger os países membros de um possível ataque militar da OTAN. Defesa mútua em caso de ataque a algum país membro.
- Organizar militarmente os países do Bloco do Leste. Foi estabelecido um Estado Maior conjunto que serviria para coordenar os esforços nacionais em caso de guerra.
- Evitar uma declaração de guerra entre os países membros e as potências ocidentais



 
Símbolo do Pacto de Varsóvia


 


A azul, os países membros da NATO e a vermelho os países membros do Tratado de Varsóvia



 

 
 



  
Elaborado por: Ricardo Ferreira nº15 12ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário