sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O papel das organizações internacionais:






O papel das organizações 

internacionais:


As Organizações Formais:

As instituições financeiras especializadas das Nações Unidas: FMI e o Banco Mundial

O FMI ou Fundo Monetário internacional é uma organização que tem 188 países membros, que trabalha para promover a cooperação monetária global, a estabilidade financeira segura, facilitar o crescimento equilibrado o comércio internacional, promover o emprego de alta e crescimento económico sustentável, fornecer recursos para ajudar membros em dificuldades de balança de pagamentos e reduzir a pobreza em todo o mundo.
Este fundo consegue fazer tudo isto através de sua supervisão económica. O FMI mantém o controlo da saúde económica de seus países membros. Ele também concede empréstimos aos países em dificuldade, fornece assistência técnica e treina os países para os ajudar a melhorar a sua gestão económica.  O FMI é uma agência especializada das Nações Unidas, mas tem seu próprio regulamento, estrutura de governo e finanças.




O Banco Mundial é uma fonte vital de assistência financeira e técnica aos países em desenvolvimento ao redor do mundo.
Este não é um banco comum, mas sim uma parceria única para reduzir a pobreza e apoiar o desenvolvimento mundial. Este banco é composto por cinco organizações e composto por 188 países membros: o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) que tem como objetivo reduzir a pobreza em média e aumentar a credibilidade dos países mais pobres; a Associação Internacional ao Desenvolvimento (AID), que se concentra exclusivamente nos países mais pobres do mundo; a Sociedade Financeira Internacional (SFI); a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI); e pelo Centro Internacional para a Resolução de Diferendos relativos aos Investimentos (CIRDI)









Outras Organizações Formais Importantes:
 

A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma organização para a abertura do comércio. É também um fórum para os governos negociarem acordos comerciais entre si, e para resolverem disputas comerciais. Essencialmente, a OMC é um lugar onde os governos membros tentar resolver os problemas comerciais que enfrentam entre si.






O NAFTA, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, é um tratado que envolve o Canadá, o México e Estados Unidos e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1994.Esta pode vir ainda a alargar-se também aos países da América Latina.





                     
A ASEAN, Associação de Nações do Sudeste Asiático, é uma organização de estados do sudeste asiático que foi constituída em 8 de Agosto de 1967.
Os principais objetivos da ASEAN são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. A ASEAN estabeleceu um fórum conjunto com o Japão, e um acordo de cooperação com a União Europeia





                                                             

A APEC, Cooperação Económica da Ásia e do Pacífico tem como principal objetivo apoiar o crescimento económico sustentável e a prosperidade na região da Ásia-Pacífico.

Esta organização pretende construir uma dinâmica e harmoniosa comunidade Ásia-Pacífico ao defender o comércio livre e aberto e de investimento, promover e acelerar a integração económica regional, incentivando a cooperação económica e técnica, aumentando a segurança humana, e facilitar um ambiente de negócios favorável e sustentável.




                                                                                                                



O MERCOSUL,  Mercado Comum do Sul, é um comércio livre e uma política comercial comum de cinco países da América do Sul. Na sua primeira formação este mercado era constituído pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e só mais tarde entra a Venezuela como novo membro.










A CNUCED, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, tem como objetivos: incrementar o comércio internacional para acelerar o desenvolvimento económico, coordenando as políticas relacionadas com países subdesenvolvidos, para isso a CNUCED dedica-se a negociar com os países desenvolvidos para que reduzam os obstáculos tarifários e não-tarifários ao comércio de produtos originários de países subdesenvolvidos.






                           
A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, é uma organização internacional de 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas económicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da OCDE são economias com um elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano e são considerados países desenvolvidos, à exceção do México, Chile e Turquia.









A NATO,  Organização do Tratado do Atlântico Norte, por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte mais precisamente Tratado Atlântico, que foi assinado em 4 de Abril de 1949. A organização constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa, no que se chamou de Guerra Fria, até 1989. A NATO teve de adaptar as estruturas e capacidades militares a novas tarefas como: a gestão de crises, a manutenção da paz e operações de apoio da paz, parcerias para a paz e cooperação contra o terrorismo.
Países Membros: Albânia, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia  França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia  Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos.





Carolina Branco nº3 12ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário