segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
As consequências da colonização nos Países do Terceiro Mundo...
Definição do conceito de colonização:
- Colonização traduz-se no ato de colonizar, ou seja, estamos perante um ato de colonização quando indivíduos de um determinado país ou região se dirigem para outra região, independentemente de esta estar ou não habitada, com o objetivo e fim de a explorar ou habitar. Neste processo existe uma sobreposição de valores, hábitos e costumes dos colonizadores em relação aos colonizados.
Podemos distinguir dois tipos de colonização: colonização de exploração e colonização de povoamento.
No Brasil ocorreu a colonização de exploração tendo em conta que os portugueses foram para o Brasil com o objetivo de explorar os recursos naturais, nomeadamente ouro e diamantes e de produzir açucar ficando com o lucro de toda esta exploração.
Por outro lado temos a colonização de povoamento, neste tipo de colonização os colonizadores têm o objetivo de desenvolver a região ocupada e criam leis, organizam infraestruturas e trabalham por obter um bom nível de desenvolvimento. Este tipo de colonização aconteceu nos Estados Unidos da América.
Por todo mundo existiram povos que foram colonizados. Exemplos são os casos acontecidos na América, em África e na Oceânia.
Os EUA foram colonizados por ingleses, o Canadá foi colonizados por ingleses e franceses e o Brasil foi colonizado pelos portugueses. A América latina foi colonizada pelos espanhóis.
Em África os países foram colonizados pelos europeus. Portugal colonizou Angola, Cabo Verde e Moçambique. África do Sul foi colonizada pelos ingleses.
Marrocos e Argélia foram colonizados pelos franceses.
No caso da Ocânia, a Austrália e a Nova Zelândia foram colonizadas pela Inglaterra.
CONSEQUÊNCIAS DA COLONIZAÇÃO nos Países do Terceiro Mundo...
- Após os países colonizadores terem abandonado os países colonizados estes ficaram numa situação económica, social e política muito complicada na medida em que durante vários anos estiveram a sofrer uma imensa exploração e repressão de desenvolvimento.
- A nível político e social criaram-se fronteiras artificias que não tiveram em conta as afinidades entre os povos, gerando vários conflitos étnicos e fronteiriços;
- A nível social e demográfico foram construídas cidades que tinham em vista servir os interesses das metrópoles, o ritmo de crescimento demográfico sofreu um brusco aumento o que trouxe consequências pois tornou-se ainda mais insustentável responder às necessidades da população, e verificou-se um aumento no número de migrações internas e vagas de refugiados;
- A nível económico e ambiental verificou-se pilhagem dos recursos naturais e um acentuar nas desigualdades económicas e sociais entre uma classe exploradora e a classe explorada;
É fácil de perceber que estes Países do Terceiro Mundo sendo os ex-países colonizados apresentam graves carências a vários níveis pois enquanto os países europeus enriqueciam explorando as suas colónias estas sofriam vários atentados aos direitos humanos e ninguém se preocupava com a população colonizada, esta era vista apenas como mão-de-obra.
Sabina Silva 12ºC nº16
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom, e obrigada por seu texto ter me ajudado.
ResponderExcluirficou muito bom e explicativo
Excluir